Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - II CRÔNICAS CAPÍTULOS 13 a 16


Estudo: II Crônicas 13 a 16
Leitura Complementar: I Reis 15: 1-24
Versículo Chave: II Crônicas 15:7    .

II CRÔNICAS CAPÍTULOS 13 a 16


Findado o reino de Roboão, chegamos ao reinado dos reis Abias (Filho de Roboão) e do rei Asa (Filho de Abias). Abias foi substituto de Roboão, mas sabemos que ele também pecou contra Deus (I Reis 15:1-7), mas vemos na descrição do reinado de Abias em Crônicas trazendo o relato de forma mais positiva.

(Cap.13) Houve guerra entre Abias e Jeroboão, vemos que, Jeroboão se depara com Abias gritando do alto do monte e dizendo que seus atos e sua idolatria eram errados, e adverte aos israelitas que não lutem contra o SENHOR, pois não venceriam (v.12). Mesmo assim, alguns homens maus e vadios se juntaram a Jeroboão (v.7) e não deram ouvidos às palavras de Abias.
    Quando os soldados de Abias se vêm no aperto e cercados pelos soldados de Jeroboão, eles gritam, clamando a Deus por socorro, Deus ouve o clamor do povo e derrota Jeroboão e o exército do israelitas que estavam ao lado de jeroboão, contra o exército de Judá.

(Cap.14) Abias foi sucedido pelo rei Asa, seu reinado foi importante e foi abençoado por Deus, pois se esforçou para tirar todo o paganismo do meio de  Israel. Durante seu reinado, a terra de Judá teve dez anos de Paz (v.1). Ele fez o que agradava a Deus (v.2).
    O rei Asa também se deparou com momentos difíceis, como na batalha contra o etíope Zera (ou Zerá), que marchou contra ele com um enorme exército (v.9). O rei Asa conseguiu enfrentá-lo e clamou ao Senhor confiando que Deus iria ajudá-los. Deus derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá (v.12-13).

(Cap.15) No capítulo 15 temos mais relatos sobre o rei Asa. Vemos a atuação do espírito de Deus na vida do profeta Azarias, filho de Obede, trazendo um chamando ao arrependimento, motivando o rei Asa a fazer uma reforma religiosa. Levando Judá a renovarem a sua aliança com Deus e corajosamente retirou os altares idólatras do meio dos povos de Judá.
O povo de Judá e benjamim renovam a aliança e fazem juramentos diante de Deus, afirmando que seriam obedientes à sua lei e a sua aliança (v.13-14).
    Mesmo sem ter destruído todos os altares pagãos, durante toda a sua vida o rei Asa buscou fidelidade a Deus e teve coração dedicado ao Senhor durante toda sua vida (v.17).

(Cap.16) Na ultima parte dos relatos do reinado de Asa, vemos a guerra entre Asa (Rei de Judá) e Baasa (Rei de Israel). Asa comete um grave erro ao fazer  aliança com o rei Ben-Hadade, que era estrangeiro, usando a prata e o ouro do Templo e do palácio como presentes para seu novo aliado (v.2-3).
    Ao invés de consultar ao SENHOR DEUS, como havia feito anteriormente, Asa confiou nos arameus, no rei da Síria para vencer Israel. Diante desse ato de Asa, vemos o profeta Hanani o advertir dizendo que ele enfrentaria mais guerras, devido à esta loucura que havia feito. Ao ouvir esta advertência o rei Asa se irrita e manda prender o profeta, mudou seu caráter e passou a afrontar o seu próprio povo.
    No final de sua vida Asa adoeceu gravemente e não pediu socorro a Deus, acreditando que os médicos eram suficientes para que ele fosse curado (v.12), então ele morre no ano quarenta e um de seu reinado.

Aplicação Prática

    Vimos um exemplo dos resultados gerados pelos problemas, como consequência da falta de sabedoria e bom senso na hora de lidar com os problemas e dificuldades, de acordo com os princípios de Deus.
Nos dias de hoje também passamos com situações semelhantes, quando nos deparamos com situações de guerra espiritual, e ao invés de pedirmos ajuda a Deus, acabamos cedendo às vontades da carne, praticando o pecado e entristecendo o espírito (Efésios 4:26-30).
Que possamos sempre dar ouvidos aos princípios de Deus e confiar nele acima de todas as coisas.

FIXANDO O CONTEÚDO

1. (II Crônicas 13) Quantos filhos e filhas teve o rei Abias?
2. (II Crônicas 14) Quantos homens faziam parte do exército do rei Asa, e  quantos foram os que vieram guerrear contra ele a comando do etíope Zera?
3. (II Crônicas 16) Qual o motivo das palavras do profeta Hanani serem contra e não a favor do rei Asa?
4. (II Crônicas 16)  A quem o rei Asa recorreu quando esteve doente?
5. Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?

(Fontes: Bíblia SBB/NTLH / Rota 66 – Luiz Sayão / Bíblia Vida Nova Atualiz. Ed. Russell P.Shedd / Adaptações: Tiago M Lima)
(Links de apoio: www.concursobiblico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.