Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - II CRÔNICAS CAPÍTULOS 17 a 20


Estudo: II Crônicas 17 a20
Leitura Complementar: I Reis 22: 1-50
Versículo Chave: II Crônicas 20:21

II CRÔNICAS CAPÍTULOS 17 a20


Continuando a história do reino dividido de Israel, especificamente o reino de Judá (tribo administrada por reis que, em sua maioria buscaram agir em conformidade com a aliança de Deus), relembramos a história de Josafá e Acabe que foram dois reis que embora aliados (cap.18 v.1; 2 Reis 8:18,25-27), tinham características diferentes. Josafá buscou agradar ao Senhor, mas Acabe, não.

(Cap.17) Josafá, filho e sucessor do rei Asa, passou a reinar em Judá e se preparou para se defender do reino de Israel (v.1). Não cedeu à idolatria nem seguiu o mau exemplo que os reis de Israel estavam dando (v.4). Ele buscou consagrar-se a Deus, enviou levitas para Judá a fim de instruir o povo na lei de Deus (v.7).
    Como resultado de sua obediência o rei Josafá foi abençoado por Deus, pois seguiu o exemplo de seu pai quando este havia começado a reinar sobre Judá (v.3). Ele se tornou um homem rico e temível entre os povos vizinhos (v.5;10).

(Cap.18) No capítulo 18 nos deparamos com Acabe (que é citado aqui pelo fato de ter proximidade de parentesco com Josafá – v.1), um rei que, embora fosse aliado de Josafá, não estava andando em conformidade com a vontade de Deus. Micaías sempre o advertia, mas Acabe ficava com muita raiva sempre que era advertido por esse profeta (v.7). Por isso não o consultava com frequência, dando ouvido aos demais profetas (que não profetizavam coisas ruins para o rei).
     Josafá faz uma aliança com Acabe, e este o convida para enfrentar os Sírios em Ramote (v.3). Mas Josafá faz questão de ouvir o que Deus tinha a dizer sobre este assunto, então chamam Micaías e este confirma que os demais profetas estavam enganando o rei. Mais uma vez o rei Acabe fica indignado com o profeta, e então manda prendê-lo (v.25-26).
    Vemos que a batalha tornou-se difícil. Por confiar em Deus, Josafá foi socorrido e conseguiu escapar (v.31-32), mas Acabe mesmo disfarçado foi atingido e não resistiu, vindo a morrer (v.29,33-34).

(Cap.19) O rei Josafá consegue voltar a salvo para o palácio, mas é advertido pelo profeta Jeú. O profeta diz que embora ele tenha sido um bom rei e feito coisas boas (v.3), ele seria castigado por ter ajudado Acabe (v.2).
    O texto continua relatando a maneira como Josafá administrava o seu reino. Ele nomeou Juízes nas cidades fortificadas (v.5) e colocou Levitas para julgarem os assuntos religiosos(v.8).
Mesmo após ser advertido, Josafá buscou fazer com que o povo se voltasse para o Senhor (v.4b).

“Considerem atentamente aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um veredicto.
Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno".

2 Crônicas 19:6,7


(Cap.20)  No capítulo 20 temos mais uma batalha para Josafá enfrentar.  Ele ficou com medo e pede livramento a Deus confiando plenamente nele (v.3-12)
    Jaaziel, o Levita profetiza e diz que Deus trará o livramento para o povo e afirma que eles não precisariam lutar (v.15-17). Josafá ordena ao povo que entoem louvores a Deus enquanto fossem à frente da batalha marchando (v.21).
    O reinado de Josafá chega ao fim após 25 anos reinando em Jerusalém (v.31),e após sua morte, seu filho Jeorão ficou em seu lugar como rei (Cap.21 v.1).


Aplicação Prática

   “Dize-me (ou diz-me/ ou diga-me) com quem andas e te direi quem és”.
    No estudo de hoje nos recordamos da história de Josafá e de Acabe. Um rei que buscou agradar a Deus e um que só Lhe desagradava. Percebemos que embora Josafá fosse um rei temente a Deus, também o desobedeceu, quando se aliou a um rei desobediente (II Cr.19:2) e Deus não aprovou essa união.
    Hoje em dia não é diferente, a palavra de Deus nos deixa claro que não podemos servir a dois senhores, pois se o fizermos, correremos o risco de se dedicar a um e desprezar o outro (Mateus 6:24). Claro que Deus não condena “fazermos parcerias” aliás, é até bom contarmos com o apoio de alguém, mas o problema não está “na” parceria, mas a “que tipo” de parceria estamos nos aliando.
A Bíblia Sagrada nos trás vários conselhos e exortações sobre quais as pessoas que podemos contar e quais as que devemos nos afastar (Cf. Salmo 1:1; Provérbios 13:20; 1 Coríntios 15:33). Que estejamos sempre atentos a isso, e possamos não somente dar ouvidos, mas obedecer os sábios conselhos e ensinamentos das Sagradas Escrituras.

FIXANDO O CONTEÚDO

  1.  (II Crônicas 17-20) Qual dos dois reis estudados na lição de hoje, andou em obediência diante de Deus, e dentre as atitudes deste rei, qual você pode destacar (cite a referência)?
  2.  (II Crônicas 20)  Na guerra contra Edom, dos que lutaram contra Josafá, dos amonitas, edomitas e moabitas quantas pessoas conseguiram escapar com vida?
  3.  (Resposta Pessoal) Você já recebeu algum convite de um amigo (ou amiga) para fazer algo que não estava de acordo com os princípios de Deus, ou até mesmo para fazer companhia de alguém que não segue os mesmos princípios que você? Se sim, o que você fez e que lição aprendeu com sua atitude?
  4.  Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?

(Fontes: Bíblia SBB/NTLH / Rota 66 – Luiz Sayão (https://www.twr360.org) /  Adaptações: Tiago M Lima)
(Links de apoio: www.concursobiblico.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.