Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - II CRÔNICAS CAPÍTULOS 21 a 25


Estudo: II Crônicas 21a 25
Leitura Complementar: II Reis 8:16-29, 11:1-20,12:1-16,14:1-14,17-20.
Versículo Chave: II Crônicas 24:20b

II CRÔNICAS CAPÍTULOS 21 a 25


Enquanto o livro de Crônicas relata os feitos dos reis de Judá, a maldade e a desobediência prevalecem em Israel no reino do Sul. Nos textos desta semana conhecemos o reinado Jeorão, Acazias, Atalia, Joás e Amazias, que reinaram em Judá, mas não foram totalmente obedientes a Deus.

(Cap.21) Depois do reinado de Josafá, Jeorão seu filho passou a reinar em Judá, e o capítulo 21 de II Crônicas nos traz a triste recordação do que ele fez.
Para certificar-se de que permaneceria no poder, Jeorão assassinou todos os seus irmãos, e também mandou matar algumas pessoas de grande importância em Israel (v.4), ele era casado com Atalia, filha do rei Acabe, então ao invés de buscar pelo menos dar bom exemplo no seu reinado, seguiu o mau exemplo de seu sogro e dos demais reis de Israel, que insistiam em permanecer pecando contra Deus (v.6), Jeorão, além de pecar, levava o povo a seguir sua má conduta e a se afastarem de Deus (v.11).
Seu mau exemplo e conduta lhe causaram a própria destruição (v.12-15), tanto que morreu bem doente e com dores horríveis (v.18-19), e após morrer, ninguém sentiu sua falta e ele não teve o direito de ser enterrado no túmulo reservado para os reis.

(Cap.22) No capítulo 22 temos o curto reinado de Acazias, filho mais novo do rei Jeorão. Ele foi feito rei porque os árabes tinham matado todos os seus irmãos (v.1), mas governou somente um ano em Judá.
    Ele seguiu o mau exemplo de seu pai e os maus conselhos de sua mãe Atalia (v.3-4). Dando ouvidos aos maus conselhos de seus parentes, Acazias junta-se com o rei Jorão, filho de Acabe. Quando Jeú (homem escolhido por Deus para acabar com a família de Acabe.) estava prestes a destruir Acazias, ele conseguiu fugir e se esconder, mas os moradores de Samaria, onde ele se escondeu o entregaram a Jeú e então Acazias morre.
    Quando sua mãe Atalia soube de sua morte, mandou matar todos os seus parentes que faziam parte da família real, para que ela pudesse assumir o trono e Governar, e é o que acontece, porém, Joás, filho de Acazias é salvo por sua tia Jeoseba e pelo Sacerdote Joiada.

(Cap.23) O sacerdote Joiada foi um dos principais responsáveis por manter a casa real de Judá, e também o responsável por instruir Joás, para que posteriormente ele fosse o rei de Judá, pois seria o correto a ser feito de acordo com a promessa (v.3), então vemos que surge uma certa “conspiração” contra Atalia, e ela se sentiu traída (v.13). Durante as festividades de posse do novo rei, retiraram Atalia da área do templo, e no Portão dos Cavalos, ela foi executada.
    Joiada também fez algumas reformas, levando o povo a abandonarem os ídolos e a se voltarem para Deus, e também colocou guardas no templo para impedir que as pessoas impuras entrassem (v.16-19).
O capítulo encerra nos dizendo que após a morte de Atalia, todos ficaram felizes e a cidade passou a ter calma.

(Cap.24) Joás, seguindo o exemplo do sacerdote Joiada, também fez algumas reformas significativas em Judá. Enquanto o sacerdote Joiada estava vivo, Joás buscou fazer tudo o que agradasse a Deus. Ele promoveu uma restauração no templo fazendo com que os sacerdotes e levitas levassem o povo a trazerem os impostos (exigidos desde os tempos de Moisés) para os consertos do templo (v.6).  Joás fez isto porque Atalia tinha tirado do templo os objetos sagrados para usar em adoração a Baal (v.7).
   Depois da morte de Joiada, o povo passou a praticar idolatria (v.18). Deus se irou com isso, porém o povo não quis dar ouvidos aos alertas dos profetas para se voltarem para Deus, então Deus, por meio de seu espírito usa o profeta Zacarias para alertar o povo (v.20), mas o povo ao invés de ouvir o profeta, o apedrejam e matam no pátio do templo (v.21).
   Em consequência desta situação, Judá passa a sofrer perseguição dos Sírios (v.23-24), e diante do ataque e opressão deles, Joás é ferido. Depois que os Sírios vão embora, Joás é assassinado por dois de seus oficiais (que fizeram isto para vingar a morte de Zacarias).


“...Você diz a si mesmo que derrotou Edom, e agora está arrogante e orgulhoso. Mas fique em casa! Por que provocar uma desgraça que levará você e também Judá à ruína? "
    2 Crônicas 25:19 

  (Cap.25) Em seguida, vemos o reinado de Amazias, filho de Joás. Assim que ele começou a reinar, mandou matar os dois oficiais que assassinaram seu pai (v.3).
    Amazias buscou fazer o que era agradável a Deus, porém, não havia sinceridade em seu coração (v.2).
    No capítulo 25 também vemos a guerra que os Edomitas fizeram contra Amazias, e ele, após ser  advertido de que não precisava pedir esforço aos soldados de Israel, toma coragem e consegue vencer a batalha (v.5-11), porém, depois da guerra, Amazias pega como despojo os ídolos dos edomitas  e passa a adorá-los, o que deixa o SENHOR DEUS mais uma vez irado.
    Surge mais uma guerra contra Amazias, só que dessa vez, uma batalha interna entre Amazias e Jeoás (reis das tribos de Judá e Israel - v.17-21). Amazias é preso junto com alguns outros reféns. Então, em uma conspiração, Amazias morre e por causa de sua má conduta, ele também entra para a lista dos reis que não buscaram agradar a Deus de todo o coração, e por isso, Deus o rejeitou.


Aplicação Prática

   “Nem tudo o que reluz é ouro.”
O grave erro do povo foi: Se afastar de Deus e praticar a Idolatria. Esta foi uma das principais causas da ruína dos reis desobedientes.
Amazias teve um reinado de longa duração, mas não havia sinceridade em seu coração. Isto nos serve como exemplo da infidelidade constante dentro do ser humano. Também nos serve como alerta para não cedermos a cair nos mesmos erros. Nem tudo o que nos atrai pode nos fazer bem (Tiago 1:14-15; 4:2 e 3).
Deus é Justo ao nos castigar e advertir, mas também é rico em misericórdia, perdão e paciência. Por isso não somos consumidos totalmente (Lamentações 3:22-23). O seu amor dura para sempre.
Que possamos reconhecer isto, pois se hoje somos poupados de sofrermos as consequências pesadas, deixadas pelo pecado, é por causa do amor, bondade e misericórdia de Deus. Graças a Ele sejam dadas pelos séculos dos séculos. Amém!


FIXANDO O CONTEÚDO

  1.  (II Crônicas 21) Qual o nome do rei que, após firmar seu poder, mandou matar todos os seus irmãos?
  2.  (II Crônicas 24) Qual o nome dos dois homens que planejaram a morte o rei Joás?
  3.  Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?

(Fontes: Bíblia SBB/NTLH / Rota 66 – Luiz Sayão (https://www.twr360.org) / Adaptações: Tiago M Lima)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.