Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - SALMOS CAPÍTULOS 50 a 55

Estudo: Salmos 50 a 55
Leituras Complementares: 1 Samuel 13:14; 22:9-10; 23:19; 26:1; 2 Samuel 12:13; Salmos 30:5; Efésios 6:10-18; Lamentações 3:22; João 15:5; Romanos 1:25; 3:10-12; 2 Coríntios 4:4; Hebreus 12:6 e 7.
Versículo Chave: Salmos 54:4

Salmos CAPÍTULOS 50 a 55

O Salmo 50 é um cântico escrito por Asafe, dedicado a Jerusalem, a santa Cidade de Sião. O Salmo 51 se relaciona com o Salmo 32, pois ambos tratam do arrependimento de Davi após ser repreendido pelo profeta Natã por causa do adultério com Bate-Seba. No Salmo 52 o salmista apresenta uma descrição da maldade e crueldade das pessoas más. Já Salmo 54 fala da traição e engano dos zifeus trazendo um lamento individual, e no Salmo 53, Davi reforça sua confiança na justiça de Deus em meio à uma geração de pessoas corruptas e pecadoras


(Cap.50) No Salmo 50, Deus convoca todos os moradores da terra para julgamento (v.1 e 6). Deus é o justo Juiz, Ele tarda, mas não falha, e trará juízo sobre a terra.
No Cenário do Julgamento temos:
1 – A convocação da corte em nome do Rei dos reis (v.1);
2 – O Juiz toma seu assento (v.2-3);
3 – Convocam-se os réus (v.7);
4 – Prevê-se o resultado (ou sentença) do julgamento solene (v.6).
A atitude de muitos religiosos é questionada pois em sua maioria, não há verdade nem boa conduta, nem aceitam a correção que vem de Deus; tais pessoas são chamadas de maus (v.16-17).
    O Senhor Todo Poderoso não depende de nós para nada. Ele é o criador do universo então todas as coisas são Dele (v.12). Nós é que precisamos constantemente de sua misericórdia sobre nossas vidas (cf. Lamentações 3:22), sem Ele nada podemos fazer (cf. João 15:5).

(Cap.51) O Salmo 51 foi escrito quando o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado de adultério do rei com Bate-Seba e também pelo pecado relacionado à morte de Urias (marido de Bate-Seba), pela qual o rei foi o principal responsável.
Mesmo andando intimamente com Deus, Davi possuía falhas (assim como qualquer ser humano), e uma delas foi ceder à tentação e pecar gravemente contra Deus. Após ser reprendido por Natã, Davi apresenta sua oração de confissão. O rei reconheceu o seu pecado, e essa característica fez toda a diferença na sua vida. Não podemos ocultar nossos erros passando a agir como se o pecado não fosse pecado. Davi além de reconhecer, ele confessou abertamente e foi perdoado (cf. 2 Samuel 12:13).
Este salmo nos deixa claro que o pecado não só entristece a Deus, como também tira a pureza do nosso coração e tira a alegria do espírito. O melhor remédio contra o pecado são o amor e o perdão que encontramos nas misericórdias do SENHOR. Então Davi recorre à essa misericórdia.
O rei se viu angustiado e aflito, porém confiava no perdão de Deus, então humildemente ele reconhece que desde que nasceu, já era pecador (v.5), então ele pede que Deus apague seus pecados (v.7), lhe dê pureza de coração (v.10), e não o expulse da sua presença, lhe trazendo de volta a alegria da salvação (v.12).
Deus é rico em misericórdia e expressa o seu perdão, mas para isso temos que reconhecer nossos erros e confessa-los, tomando postura diante do erro. Para que haja perdão também é necessário que haja quebrantamento, e uma grande recomendação feita por Davi é: Ore sempre! Deus não despreza um coração quebrantado e arrependido (v.17).

(Cap.52) No Salmo 52 temos um poema escrito após Doegue ter traído Davi ao se encontrar com Saul para contar que Davi tinha ido à casa de Aimeleque.
O texto mostra os resultados colhidos pelas pessoas más. Elas trocam o bem pelo mal (v.3) e falam mentiras (v.4). O Salmista declara que tais pessoas que se vangloriam de suas maldades certamente morrerão (v.5b).
Mesmo tendo que fugir sempre de Saul, Davi mantinha sua confiança em Deus, pois sabia das promessas que Deus tinha para sua vida, então Lhe depositava seu amor e confiança, louvando-O sempre e anunciando sua bondade (v.8-9).

(Cap.53) No início do Salmo 53, o salmista descreve os tolos (ou néscios), que são pessoas que fazem coisas erradas e agem sem sabedoria, Davi reconhece que não há pelo menos uma pessoa que faça o bem (v.1).
Prosseguindo, Davi ainda faz uma declaração muito triste, quando diz que Deus olha pra humanidade e percebe que ninguém faz o bem (cf. Romanos 3:10-12); todos se corromperam e se afastaram do caminho correto, tornando-se corruptos (v.2-3).
Também podemos entender que tolos, não são apenas os que não creem na existência de Deus, mas aqueles que acham que Deus não está vendo suas práticas errôneas, e pensam que não serão castigados por seus atos pecaminosos.  Essas pessoas invertem os valores divinos, para eles o errado é correto e o correto é errado, não enxergam a verdade do evangelho pois o inimigo lhes cegou o entendimento (cf. Romanos 1:25; 2 Coríntios 4:4).
A medida em que a maldade, a falta de entendimento e prática do pecado aumentam, aumentam as consequências e a a destruição da humanidade, por isso o crescente número de mortes em nossos dias (v.4-5)
No final do Salmo Davi mostra-se esperançoso na redenção futura de Sião enviada por Deus para Israel (v.6).

(Cap.54) O Salmo 54 também foi escrito por Davi e nele vemos algo semelhante ao Salmo 52, desta vez o salmista escreve quando os moradores da cidade de Zife foram contar a Saul que ele estava escondido na terra deles.
Davi estava sofrendo com a pressão da perseguição, então ele pede que Deus o livre com Sua força e poder (v.1).
O número de inimigos de Davi estava aumentando, eram pessoas que não tinham o temor de Deus (v.3), então em meio ao aperto e perseguição, Davi manteve-se confiante de que Deus o ajudaria mais uma vez, assim como sempre o livrou de todas as suas aflições (v.4 e 7).
Percebemos mais uma vez neste salmo um padrão de confiança e postura firme de Davi. No início, ele apresenta a Deus seu pedido de livramento em meio á aflição (v.1-3) e em seguida exalta e agradece a Deus pelo livramento e bondade (v.4-7).

(Cap.55) Mais uma vez vemos o rei Davi falar sobre suas experiencias de sofrimento. Assim como nós, o rei Davi – homem chamado segundo o coração de Deus (cf. 1 Samuel 13:14) – teve seus momentos de decepção, traição, perseguição e frustração.
Davi começa falando das ameaças que o deixaram inseguro e temeroso (v.1-5). O que deixou o salmista decepcionado foi o fato dele ser perseguido pelo seu próprio amigo (v.13 e v.20). Alguns estudiosos acreditam que talvez este “amigo” em que Davi confiava esteja relacionado a Absalão, que era seu próprio filho.

Este Salmo nos prova que Deus não está presente “apenas” nos bons momentos, mas também nos momentos mais difíceis da vida. Os versículos 6 e 7 se assemelham bastante com aqueles momentos em que queremos “sumir” e não estar presente em certos momentos e/ou situações difíceis.
“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”
Salmos 55:22
Diante do sofrimento, Davi pede que Deus se levante contra seus inimigos e os destrua (v.15 e v.23). Certo de que Deus ouviria o seu clamor e o salvaria (v.16 e 23b), Davi manteve acesa sua esperança no Senhor Criador.

Aplicação Prática


   Nossa vida deve ser exemplo de coerência e não apenas de religiosidade. Confiar em Deus significa boa conduta e ética, essas características devem acompanhar todo aquele que se diz ser filho de Deus. Andar nos caminhos do Senhor, nos garante a salvação (Salmos 50: 23b). Temos que ter consciência de nossos atos e tomar postura firme ao sermos confrontados com a correção de Deus. Não podemos achar Deus injusto ao nos disciplinar e/ou nos castigar, pois Ele nos ama e por isso nos corrige (cf. Hebreus 12:6 e 7).
   Aprendemos com Davi que não precisamos nos desesperar quando estivermos em meio às aflições. Certamente o rei Davi passou por uma experiencia difícil, ele chorou e sofreu bastante por causa de seu pecado, mas quando se mostrou arrependido, o perdão e amor de Deus garantiram que ele tivesse sua alegria de volta. 
   Que possamos assim como Davi, manter nossa mente e coração firmados na Palavra de Deus, com fé (confiança), coragem e determinação, fazendo isso venceremos os obstáculos da vida por maiores que eles sejam (leia também Salmos 30:5; Efésios 6:10-18)


FIXANDO O CONTEÚDO

1. (Capítulo 50) Quais acusações dos ímpios (ou dos maus) feitas e apresentadas no julgamento? Cite as que você conseguir identificar.

2. (Capítulo 52) Qual trecho (ou capítulo) do livro de 1 Samuel tem a descrição do que aconteceu quando Davi escreveu o Salmo 52? 

3. (Capítulos 53) Qual Salmo se assemelha com o Salmo 53? Cite algum trecho destes salmos que sejam semelhantes.

4. (Capítulo 54) Qual trecho (ou capítulo) do livro de 1 Samuel tem a descrição do que aconteceu quando Davi escreveu o Salmo 54?

5. Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?


(Fontes: Bíblia SBB/NTLH (Edição com notas para Jovens) / Bíblia Vida Nova-Atualizada Editor: Russell P.Shedd/ Bíblia Online: https://www.bibliaonline.com.br  /  Rota 66 – Luiz Sayão (https://www.twr360.org ) / https://www.jesuseabiblia.com/ Adaptações: Tiago M Lima)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.