Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - SALMOS CAPÍTULOS 56 a 62

Estudo: Salmos 56 a 62
Leituras Complementares: 1 Samuel 22:1; 24:3,10; 2 Samuel 8:13; I Crônicas 18:12; Jó 14:2; Eclesiastes 6:12; Isaías 40:6; Tiago 4:14.
Versículo Chave: Salmos 62:8

Salmos CAPÍTULOS 56 a 62

O Salmo 56 foi escrito por Davi quando os filisteus o prenderam na cidade de Gate, neste Salmo o salmista pede que Deus tenha misericórdia dele pois estava sendo atacado de todos os lados, já o Salmo 57, também escrito por Davi traz um louvor de gratidão pela segurança dada por Deus no momento em que o salmista fugia de Saul na caverna, onde na mesma teve posteriormente a oportunidade de mata-lo e não o fez, por temer a Deus (cf. 1 Samuel 22:1; 24:3,10).

Mais adiante o Salmista fala sobre o fim daqueles que insistem em viver na prática da maldade (Salmo 58), e no Salmo 59, vemos que, as experiencias do Salmista em meio ao sofrimento, fizeram com que ele louvasse ainda mais a Deus.

Davi escreveu o Salmo 60 quando lutava contra os sírios da mesopotâmia e Zoba, e quando Joabe voltou e matou doze mil edomitas no vale do Sal (cf. 2 Samuel 8:13; 1Crônicas 18:12), já os Salmos 61 e 62 são duas orações de petição pela misericórdia divina.


(Cap.56) Davi confiava em Deus totalmente, mas ele era ser humano e tinha sentimentos, e como tal, mesmo sabendo que simples seres humanos como ele não podiam fazer nada de mal a ele, pois Deus sempre estava ao seu lado, também se deparou com perseguição e crise (v.3-4).

Grande era a pressão que Davi enfrentava pelos seus inimigos que constantemente o atacavam (v.2). A intenção dos inimigos do salmista era de tirar-lhe a vida (v.6).

Mais adiante, Davi mostra-se seguro, esperançoso e confiante (v.10), certo de que Deus o livraria de todas as suas perseguições, então ele decide comprometer-se com Deus (v.12-13).


(Cap.57) No Salmo 57 Davi compõe mais uma oração de petição e agradecimento. Ele pede que Deus tenha misericórdia de sua vida pois somente No Senhor encontraria segurança (v.1). Assim como lemos anteriormente no Salmo 46, escrito pelos filhos de Corá, lemos também no Salmo 57, a descrição poética do Deus que luta pelos seus. Ele é o nosso refúgio e está sempre conosco, o que nos dá garantia de confiança e segurança (v.2-3).

Mesmo sofrendo com o ataque e opressão dos seus inimigos (v.6), o Salmista mostra firmeza de coração, não apenas confiando, mas convicto de esperança no Senhor, ele canta e louva mostrando-se feliz diante do agir de Deus em sua vida (v.7-11). Ele afirma seguramente que o amor e a fidelidade de Deus são tão grandes que chegam até os céus (v.10).

Davi conclui desejando que a grandeza que ele via em Deus, fosse vista também por todas as pessoas do mundo, e que todos vissem o brilho de sua Glória (v.11).


(Cap.58) Davi agora apresenta-se indignado com a injustiça das autoridades que agem de forma injusta e abusiva no poder (v.1).

Na descrição do salmista, ele afirma que as pessoas maldosas, corruptas e desonestas são assim desde que nasceram, elas têm veneno de serpente em sua língua e são como leões devoradores (v.3-5).

Davi em oração pede a Deus que tome providências contra essas pessoas más, e sua convicção de fé se manifesta quando ele declara que os justos têm a sua recompensa vinda de Deus (v.10).

A destruição dos maus também gera reconhecimento de que há um Deus que é amoroso, mas que também age com justiça (v.11).

 
(Cap.59) Ainda em oração, Davi coloca seus inimigos diante de Deus, pois tinha certeza de que Deus o ajudaria lhe dando livramento e proteção (v.1-2).

O Salmista conhecia a trajetória de seus inimigos, então se viu em perigo, mas era convicto de que maior que seus inimigos era o SENHOR DEUS, o amigo de todas as horas, então em oração ele pede que Deus faça justiça e destrua seus inimigos, para que todos saibam que Deus é quem governa e possui toda autoridade sobre o mundo inteiro (v.6-15).

Todo sofrimento que Davi passou, ao invés de deixa-lo traumatizado, produziu fé e espiritualidade amadurecida, e seu coração manteve-se grato por tudo o que passou, pois sabia que Deus o amava (v.16-17)

(Cap.60) No Salmo 60 temos um lamento do povo que pede vitória em meio a batalha pois sentiam-se abandonados por Deus (v.1-5).
“Salva-nos com o teu poder; responde a nossa oração para que o povo que tu amas seja salvo.”
Salmos 60:5

O Salmista nos mostra que Deus domina sobre Israel e as demais nações em seu redor (v.6-8), Deus, O SENHOR dos Exércitos tem aliança com Davi e com seu povo israelita. Mesmo assim Ele permitiu que seu povo passasse por perseguições (v.9-10), então o salmo encerra com um pedido coletivo de ajuda, pois sabiam que, com Deus ao lado do seu povo, a vitória seria garantida (v.12)


(Cap.61) Aparentemente o salmista estava distante de sua terra e então ele derrama seu coração e grita angustiado e desesperado pela segurança e livramento de Deus (v.1-2).

Davi sabia que as dificuldades que enfrentava não seriam maiores que a fé que ele tinha em Deus, então em meio as circunstâncias ele orava, buscando ter um reinado de paz, sob a proteção e a benção do Senhor Deus. Seu maior desejo era estar no templo, pois lá ele sempre se via em segurança (v.4-7).

Deus é a rocha mais alta que nós (v.2), e quando oramos, quando lemos a Sua palavra e O louvamos, nos aproximamos Dele; Davi sabia disso, então para se manter mais próximo desta rocha, orava e louvava constantemente (v.8).

Quem dera se todos os Cristãos de verdade nos dias de hoje agissem assim como Davi, com o mesmo espírito de humildade, reconhecendo a Deus como único e soberano e dando-lhe o louvor e respeito que lhe são devidos.

 
(Cap.62) O Salmo 62 também escrito por Davi, foi escrito em forma de música. Davi manifesta sua confiança em Deus (v.1-2,5-7), e prossegue dizendo que os inimigos não terão poder sobre sua vida (v.3-4). Ele convida sua alma a descansar no Senhor em uma manifestação de esperança em Deus, sua fonte de segurança e abrigo (v.1-7).

Davi continua trazendo a realidade da limitação do ser humano (v.9-10). E conclui afirmando que o poder e o amor pertencem a Deus e que Ele certamente recompensará cada um segundo as suas obras (v.11-12).

Aplicação Prática

Nem todo sofrimento que passamos ocorre do acaso, existem aqueles que são consequência de nossos erros, há também os que surgem como ataques do maligno, há também os que enfrentamos quando estamos doentes ou de luto... E o que devemos fazer? Conforme o que aprendemos com Davi, devemos confiar e esperar no Senhor. Ele nos dará consolo e livramento, todavia devemos também tomar lições com nossos sofrimentos, certos de que nossa fé em Deus se firmará ainda mais, quando depositarmos toda nossa confiança Nele sempre que nos depararmos com tais sofrimentos.  

O Poder pertence a Deus, nós somos limitados e totalmente dependentes de Sua vontade, quando nos humilharmos perante o Senhor, reconhecendo-o como tal, aí sim cresceremos espiritualmente, e estaremos seguros de que embora pequenos, temos o Deus grande e poderoso conosco nos ajudando e protegendo.

 

Somos Apenas um Sopro... (Bíblia SBB/NTLH (Edição com notas para Jovens))

Os seres humanos, tanto os pobres como os ricos, são somente um sopro. (Salmos 62:9)

Parece estranho Davi dizer: “Os seres humanos são mais leves do que um sopro”. Afinal de contas, quando era um adolescente, ele matou o gigante Golias com uma funda! E depois ele liderou o exército de Israel, batalha após batalha, para derrotar os filisteus. Ele tornou-se o mais notável guerreiro e rei da história de Israel.

Mas Davi sabia que tudo que ele tinha feito era nada comparado a Deus. Ele compreendeu como Deus é imenso. (Salmos 62:11-12). Davi noz diz que ele ouviu Deus dizer duas coisas “que o poder é dele, e o amor também”. Quando uma pessoa começa realmente a entender (em seu coração) o quanto o Senhor é poderoso e amoroso, é impossível torna-se petulante ou convencida. Quando você começa a ver a si mesmo como você realmente é diante do Senhor, você fica espantado ao ver o quanto ele é sensacional e o quanto você é pequeno.

Deus usa pessoas pequenas. Ele usa gente humilde – pessoas que estão vendo o quanto elas são pequenas comparadas a ele. Ele não quer que nós andemos por aí achando que somos inúteis. Ele quer que nós andemos por aí pensando em como ele é imenso. (Confira: Jó 14:2; Eclesiastes 6:12; Isaías 40:6; Tiago 4:14) 

 

FIXANDO O CONTEÚDO


1.    (Capítulo 56-57) Nos Salmos 56 e 57 lemos alguns versículos semelhantes no mesmo capítulo. Você pode identificar alguns deles? O que Davi expressa nesses versículos?

2.    (Capítulo 58) Quais as consequências colhidas pelas pessoas maldosas, citadas por Davi no Salmo 58?

3.    (Capítulos 59) Em qual trecho do Salmo 59 Davi justifica-se, supondo que a perseguição que sofria não era consequência de seu pecado?

4.    (Capítulo 62) Conforme lemos e aprendemos nas palavras de Davi no salmo 62, qual a utilidade do ser humano? E sendo assim, o que devemos fazer pra encontrarmos segurança e esperança em Deus?

5.    Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?

 
 
(Fontes: Bíblia SBB/NTLH (Edição com notas para Jovens) / Bíblia Vida Nova-Atualizada Editor: Russell P.Shedd/ Bíblia Online: https://www.bibliaonline.com.br  /  Rota 66 – Luiz Sayão (https://www.twr360.org ) / https://www.jesuseabiblia.com/ Adaptações: Tiago M Lima)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.