Publicações

Estudos Bíblicos - EBD - ISAÍAS CAPÍTULOS 1 a 6

Livro de Isaías

Isaías, um dos maiores profetas do Antigo Testamento, anunciou as suas mensagens ao povo do Reino de Judá e aos moradores da cidade de Jerusalém entre 742 e 687 antes de Cristo. Os temas principais das mensagens do profeta são o poder do Deus de Israel sobre todas as coisas e a sua santidade perfeita. O Livro de Isaías pode ser dividido em três partes:
1. Os capítulos 1-39 falam do tempo em que Judá, o Reino do Sul, está sendo ameaçado pela Assíria. O profeta insiste em que os maiores perigos que a nação corre e que podem levá-la ao desastre são o pecado, a desobediência e a falta de fé em Deus. Com palavras e por meio de atos simbólicos, o profeta faz um apelo ao povo e às autoridades do país para que vivam uma vida de honestidade e de justiça. Isaías anuncia a futura vinda de um descendente de Davi, que será o rei ideal, e fala de uma época de paz e de prosperidade para o mundo inteiro.
2. Os capítulos 40-55 falam de um povo que tem sofrido a desgraça e que está fora do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. É nessas condições que o profeta anuncia a libertação dos israelitas, garantindo que Deus os trará de volta do cativeiro para que possam começar uma vida nova na terra de Israel. Assim Deus se mostra o Deus da história, aquele que tem um plano para o seu povo, o qual terá a missão de ser uma bênção para todas as nações da terra. As passagens a respeito do “Servo do Senhor” estão entre as mais conhecidas do Antigo Testamento.
3. Os capítulos 56-66 trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles que já haviam voltado do cativeiro para Jerusalém. Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste em que respeitem o sábado, que se dediquem à oração e que lhe apresentem os sacrifícios que ele exige. Os versículos primeiro e segundo do capítulo sessenta e um foram usados por Jesus, no princípio do seu ministério, para anunciar a sua missão no mundo (ver Lucas 4.16-21).

Esquema do conteúdo:

•    Avisos e promessas..................................................................    1.1 – 12.6
•    O castigo das nações...............................................................    13.1 – 23.18
•    Deus julga o mundo..................................................................    24.1 – 27.13
•    Mais avisos e promessas.........................................................    28.1 – 35.10
•    O rei Ezequias, de Judá e os assírios......................................    36.1 – 39.8
•    Mensagens de promessas e de esperança..............................    40.1 – 55.13
•    Avisos e promessas..................................................................    56.1 – 66.24

Estudo: Isaías 1 a 6
Leituras Complementares: Mateus 5.14, 6:33, 7:19-21; Marcos 16:15; Lucas 4.16-21; João 3:16, 15:1-2; Gálatas 1.8,9.
Versículos Chave: Isaías 2:19 e 21

ESTUDO/RESUMO DE ISAÍAS 1 a 6

Isaías foi um dos grandes profetas de Judá e também considerado como o principal profeta messiânico. Este é um dos livros proféticos mais famosos do novo testamento.
No primeiro capítulo somos chamados ao arrependimento e devemos estar atentos às advertências citadas neste capítulo.
Em Isaías 2 o Profeta prevê o surgimento e estabelecimento da Igreja, bem como sua expansão.
No capítulo 3 Deus conscientiza o povo de seus erros e relata as consequências que virão sobre todos, por se apoiarem nos artifícios humanos.
O capítulo 4 traz promessas de renovo da parte de Deus para a humanidade.
Em Isaías 5 temos uma parábola que compara o povo de Israel e Judá a uma plantação de Uvas do Senhor, e a descrição das maldades cometidas pelos israelitas, que serão condenadas no juízo de Deus, e no capítulo 6 temos uma descrição detalhada do chamado do profeta Isaías.

(Cap.1) Isaías era uma pessoa de grande importância em Israel e provavelmente fazia parte da nobreza (v.1).
Deus revela ao profeta Isaías que o povo de Israel estava agindo incorretamente, além de não entenderem a vontade de Deus, estavam agindo pior que os animais e pecavam como se não fosse nada de mais por causa da dureza de seus corações (v.2-4).
Deus apresenta os pecados do povo e como sabia da hipocrisia e impiedade que havia no coração deles, ordena que não realizem mais cultos ou celebrações pois não adiantaria de nada e não seriam ouvidos (v.6-15).
Prosseguindo, Deus chama seu povo ao arrependimento, se eles quisessem permanecer vivos, deveriam abandonar de vez seu pecado e rebelião (v.16-31).

(Cap.2) No capítulo 2 o Senhor Deus revela a Isaías o estabelecimento da Sua Igreja, bem como fala sobre tempos de paz para o povo que será guiado no caminho e direção do Senhor (v.1-4).
  O texto também fala do abandono do povo, devido à prática da idolatria que Deus reprova e abomina. Deus detesta a idolatria e reprova quem insiste na prática deste pecado, pois o idólatra troca a adoração que somente ao Senhor deve ser dada e a retribui a alguém ou a algo que foi criado por suas próprias mãos (v.6-9).
 A continuidade do capítulo traz um breve relato do que acontecerá nos últimos dias, ou seja, quando chegar “O grande Dia do Senhor”, onde perante o furor da ira de Deus os idólatras serão destruídos e a terra toda será arrasada, causando pavor aos seus moradores (v.10-21).

(Cap.3)
O capítulo 3 de Isaías fala da desordem do povo de Deus em Jerusalém, e o alerta do profeta é: “Cuidado! Deus tirará todo sustento do meio de vocês!”, toda prática pecaminosa do povo resultou em desordem e desprezo, o povo passará por dias de fome e não haverá quem queira mais governar o povo (v.1-6), pois desafiaram a Deus, O ofenderam e rejeitaram a sua lei, pecando constantemente e publicamente, dando mau exemplo assim como o povo de Sodoma (v.8-9).
  O texto também fala das mulheres de Jerusalém e as mesmas são repreendidas pelo fato de estarem preocupadas apenas com o exterior, em ser atraentes, preocupando-se com sua beleza, porém se esquecendo de Deus, o deixando irado e prestes a castigá-las (v.16-25).

(Cap.4) Isaías recebe de Deus a revelação sobre o juízo que virá sobre as mulheres de Jerusalém onde as mesmas ficarão desesperadas e envergonhadas (v.1). Todavia, Deus tem um renovo preparado para os seres humanos, como prova de sua bondade e Justiça, e promete a restauração de todas as coisas, o que garantirá um futuro de santidade e paz (v.4).

(Cap.5) Em Isaías 5, lemos uma canção em forma de parábola, que retrata sobre um homem que plantou uma vinha. A vinha, plantada em solo fértil, recebia todos cuidados de seu dono e o mesmo a protegia de quaisquer tipos de dano, mas a vinha não deu bons frutos, com isso o homem declara que destruiria sua vinha e a abandonaria de vez (v.1-6).  A vinha na parábola representa os Israelitas. Deus queria que seu povo produzisse bons frutos, fazendo o que é justo e andassem em obediência aos seus mandamentos, mas não o fizeram, abandonaram o Senhor e se voltaram para o pecado (v.7).
  O capítulo também fala das maldades condenadas do povo, suas práticas pecaminosas os levarão à destruição. Por não conhecerem a Deus e não entenderem sua vontade, serão levados cativos por seus inimigos, pois Deus é justo, age com justiça, e está prestes a castigar o seu povo (v.8-30).

(Cap.6) Isaías contempla a glória de Deus em uma visão (v.1-4), ele se sente constrangido, consciente de seus erros e dos erros do povo, então confessa seus pecados diante do Senhor Deus (v.5).
Isaías é purificado e perdoado de seus pecados (v.6-7), e após ser purificado, Deus faz o chamamento: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (v.8a), de imediato Isaías se prontifica a ser enviado e encara a missão de levar a mensagem profética de Deus para o povo (v.8b-13)

Aplicação Prática

  A existência de Deus é algo discutido por várias pessoas ainda nos dias de hoje, mas para nós, as evidências da criação concretizam Sua existência e não apenas isso, mas cremos em Deus, porque Ele é Deus e não há necessidade de provar o princípio de sua existência, pois desde o principio de todas as coisas Ele já existe, pois é eterno. Cientes disto, não podemos fazer como os nossos antepassados, que por duvidarem da existência de Deus, se desviaram do caminho e se voltaram para a idolatria.
  Deus nos dá o direito de Escolha: o arrependimento, se quisermos ter vida em abundância, ou o exemplo da rebeldia, que nos levará à morte. Temos que, não somente nos afastar do pecado, mas nos apegarmos à prática do bem.
  Se nos voltarmos para Deus ele nos limpará de toda sujeira causada pelo pecado, quando nos decidirmos a viver na prática do bem, honrando a Deus com nossos atos.
Não devemos viver apegados a esta vida, pois é passageira, mas devemos nos apegar à vida eterna, que já possuímos por meio do Evangelho, buscando agradar a Deus em tudo (cf. João 3:16).
    Deus nos chama para sermos seus mensageiros, e como tais, somos comparados a uma cidade edificada sobre um monte, que não se pode ocultar (cf. Mateus 5.14).
    O Senhor Deus está sempre à procura de servos para a realização de sua obra. Devemos estar atentos e dar ouvidos ao Seu chamado. Não apresentando desculpas pois, todos temos nossos afazeres, mas devemos colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça em nossas vidas (cf. Mateus 6.33; Marcos 16:15).
Finalmente, como discípulos de Cristo, que possamos dar bons frutos, pois é isto que Ele requer de cada um de nós (cf. Mateus 7:19-21; João 15:1-2).


FIXANDO O CONTEÚDO


1.    (Capítulo 1-3) Qual (ou quais) pecado(s) estava(m) sendo cometido(s) pelo povo, chegando a provocar a Ira de Deus?

2.     (Capítulo 4-5) Cite algum trecho ou versículo dos capítulos 4 ou 5 de Isaías, que fale da promessa de redenção de Deus, e algum trecho ou versículo que fale sobre o castigo de Deus que virá para o seu povo.

3.    Que lições práticas você pôde extrair dos textos lidos?


(Fontes: Bíblia SBB/NTLH (Edição com notas para Jovens) / Bíblia Vida Nova-Atualizada Editor: Russell P.Shedd/ Bíblia Online: https://www.bibliaonline.com.br  /  Rota 66 – Luiz Sayão (https://www.twr360.org ) / https://www.jesuseabiblia.com/ )
Adaptações: Tiago M Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.